O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está com inscrições abertas para mais de 1.900 vagas em cursos técnicos subsequentes e de graduação. As oportunidades são destinadas a candidatos que desejam ingressar por meio de Transferência Interna e Externa, Reintegração e ingresso como Portador de Diploma. Os cursos estão distribuídos entre os campi de Aracaju, Glória, Tobias Barreto, Lagarto, Propriá, Itabaiana, Estância e São Cristóvão.
Quem pode participar?
As vagas são destinadas a candidatos que desejam estudar no IFS por meio das seguintes modalidades:
- Transferência Externa (Graduação e Técnico Subsequente): Para alunos de outras instituições (públicas ou privadas) que desejam ingressar no IFS.
- Transferência Interna (Graduação e Técnico Subsequente): Para estudantes já matriculados no IFS que desejam mudar de curso ou de campus.
- Reintegração (Graduação e Técnico Subsequente): Para ex-alunos que tiveram suas matrículas canceladas e desejam retornar ao IFS.
- Portador de Diploma (Graduação): Para graduados que querem ingressar em um novo curso superior no IFS.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de março por meio de um formulário eletrônico, acompanhado da documentação exigida.
Confira os editais
- Portador de diploma – cursos da graduação
- Transferência externa – cursos da graduação
- Transferência interna – cursos da graduação
- Reintegração – cursos da graduação
- Transferência interna – cursos técnicos subsequentes
- Transferência externa – cursos técnicos de nível médio na forma subsequente
- Reintegração – cursos técnico de nível médio na forma subsequente
Processo seletivo
O processo seletivo seguirá os critérios estabelecidos nos editais do IFS. O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de março, com possibilidade de apresentação de recursos nos dias 20 e 21 de março. O resultado final será publicado no dia 24 de março.
Os aprovados deverão comparecer presencialmente para efetivar a matrícula entre os dias 1º e 4 de abril, levando a documentação exigida.
Documentação necessária
A documentação varia conforme a modalidade escolhida. No geral, os candidatos devem apresentar:
- RG e CPF;
- Histórico escolar;
- Diploma de graduação (para Portador de Diploma);
- Ementas de disciplinas (caso necessário para Transferência Externa);
- Comprovante de matrícula na instituição de origem (para Transferência Externa).
O IFS alerta que não se responsabiliza por falhas técnicas durante a inscrição e recomenda que os candidatos guardem o comprovante para acompanhar o andamento do processo.
Conclusão
Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar ou retornar aos estudos no Instituto Federal de Sergipe. Se você se enquadra em uma das modalidades de ingresso, não perca o prazo e garanta sua vaga!
Para mais informações, acesse o site oficial do IFS e confira os editais completos.